O tratamento da queratina para o cabelo

31/01/2013 09:49

Cremes de enxague, de pentear, banho de luz ou de creme, hidratação… são alguns dos tratamentos que usamos para ter um cabelo cada vez mais charmoso. Mas por mais coisas que você faça, os cachos rebeldes não te deixam respirar.

 

Cansada de brigar com seu próprio cabelo, muitas garotas optaram pela queratina. O que é? Quais são seus efeitos e riscos? Nesse artigo, queremos contar tudo o que você necessita saber sobre o tratamento de queratina para o cabelo.

 

 

O que é a queratina?

A queratina é uma proteína natural do cabelo e da unha, que tem como efeito suavizar cada fibra de cabelo, tanto por fora como por dentro. É o produto ideal para cabelos muito danificados pelos raios UV, as tinturas e as agressões de ambiente.

O tratamento de queratina não somente irá “curar” seu cabelo, o deixando brilhante e mais saudável, sem falar que em 3 meses o terá liso e sem cachos sem usar secador.

 

 

 

 

Os riscos da queratina para o cabelo

Nem tudo que brilha é ouro e até o tratamento de queratina para o cabelo tem os seus riscos. Um componente deste tratamento é que ele possui formol, um conhecido cancerígeno humano. Este, quando em contato com a pele causa irritação e reação alérgica. Para se ter uma idéia, este produto é utilizado em produtos domésticos, tais como produtos de limpeza.

O perigo real é quando se usa a chapinha para alisar o cabelo. O vapor que é liberado leva o gás formol, que pode causar câncer nasal e de cérebro. Por essa razão, se recomenda utilizar uma máscara.

 

 

Durante e depois do tratamento

 

 

O processo de aplicação pode levar entre duas e três horas, dependendo da espessura e comprimento de seu cabelo.

O cabeleireiro começa lavando seu cabelo para remover qualquer tipo de resíduo de outros produtos. Em seguida, aplica sobre o cabelo úmido a queratina, penteando o cabelo com um pente grosso. Em seguida, a secagem. É o momento mais maçante porque deve pranchar mecha por mecha para que sele a queratina em seu cabelo. Você sairá do salão com o cabelo bem reto, liso e fino, mas você deve esperar de 48 a 72 horas para lavar o cabelo novamente.

Claro que é um tratamento que dura um bom tempo, porém a medida que ele cresce, a raiz volta a textura natural.

Depende de cada cabelo também o tempo que demora a fazer efeito a queratina. Algumas notam as mudanças dois dias depois, enquanto há casos que demoraram duas semanas.

 

 

 

 

Vamos falar de custos

Quando se trata de preços, o tratamento de queratina não é barato. É claro que varia de acordo com a qualidade e a marca do produto. Mas também conta o tipo de cabelo. Não é o mesmo aplicar sobre um cabelo fino e um grosso, porque requer uma aplicação mais intensa.

De um modo geral, os preços podem variar de R$ 200 (cabelo mais curto) a R$ 400 (cabelo mais longo).

Além da questão monetária, muitas das mulheres que receberam este tratamento asseguram que os gastos realmente valem a pena. É que deixar de se preocupar em passar horas penteando ou por ficar presa na chuva tem seu preço.